A revista Galileu, da editora Globo, está nas bancas com a sua edição de aniversário, completando 18 anos de circulação. A reportagem de capa, intitulada Gênios, traz os 20 brasileiros mais brilhantes de 2009. São figuras do calibre de Miguel Nicolelis, neurocientista, professor da Universidade Duke (EUA), sério candidato ao Nobel de Medicina, ou Rosaly Lopes, cientista da NASA, citada no Guinness Book como a maior descobridora de vulcões ativos em toda a história – vulcões que estão em outros planetas: ela é geóloga espacial!
Na área da música, entre os brasileiros mais brilhantes de 2009 está o paraense Cledivan Almeida Farias, o guitarrista Chimbinha da Banda Calypso. Apontado pela Galileu como “visionário”, Chimbinha é definido como um "reinventor" do negócio da música.
Chimbinha já foi considerado por gente de peso no meio musical (como Hermano Vianna e Carlos Eduardo Miranda) como um dos melhores guitarristas do Brasil. E o editor–chefe da consagrada revista Wired, Chris Anderson, considera Chimbinha um dos melhores exemplos de economia digital da música.
A razão da empolgação de Chris Anderson com Chimbinha vem da forma como a banda produz e divulga de forma massiva e barata os seus CD’s e DVD’s, usando tecnologia de baixo custo e distribuindo os produtos tanto para grandes cadeias de lojas como para camêlos. Segundo Anderson, esse é um dos principais motivos da popularidade da banda, definido como um “modelo de negócios híbrido, que mistura grátis com pago”.
A revista Galileu conclui apontando Chimbinha como uma “interessante conexão” entre o Sillicon Valley e as periferias brasileiras, unidos pela inovação e criatividade no uso da tecnologia.
FONTE: Comunidade Oficial da Calypso
Nenhum comentário:
Postar um comentário